Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

sábado, 29 de agosto de 2015

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO B)

Domingo dia 30 de Agosto celebramos o 22º Domingo do Tempo Comum (Verde) 2ª Semana do Saltério.

Deuteronômio 4,1-2.6-8. Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação.
Salmo 14/15,1-5. Que em nada prejudica o seu irmão.
Tiago 1,17-18.21b-22.27. Sede praticantes da palavra e não meros ouvintes.
Marcos 7,1-8.14-15.21-23. Vós abandonais o mandamento de Deus.
 
REFLETINDO A PALAVRA
 
“ESTE POVO ME HONRA COM OS LÁBIOS, MAS SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM”
 
Domingo da pureza do coração. Neste domingo, fazemos memória da Páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todos aqueles batizados que tornam sua vida, pela prática da caridade e da justiça, um culto agradável a Deus.

A celebração deste domingo nos mostra que o culto que agrada ao Senhor é aquele que brota da Aliança (relação) sincera com Deus e que se expressa em ações solidárias efetivas em favor dos irmãos e irmãs. É a liturgia da caridade mais do que da observância exterior da lei. “Escuta, Israel, as leis que te ensino para que as pratiques” (Deuteronômio 4,1). A nossa tentação é seguir a tradição dos homens, abandonando os mandamentos de Deus, e, para justificar tudo, promover atos de culto majestosos. “Este povo me honra com os lábios, mas o coração dele está longe de mim” (Marcos 7,6 e Isaías 29,13).
 
Fiquem atentos à mensagem de Deus para nós neste domingo, pois "no meio de tantas novenas, promessas e devoções particulares, é preciso tomar cuidado para que o essencial da fé cristã não se perca: mais do que uma inútil prosperidade ou vida estável neste mundo, o que Deus quer é nos levar para o Céu, e o maior obstáculo para entrar na vida eterna, muitas vezes, está em nós mesmos. Neste Testemunho de Fé, é necessário portanto, purificar o coração. “O que torna impuro o homem – ensina Nosso Senhor – não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior.”
 
Neste último domingo de agosto lembramos a missão dos catequistas que dedicam suas vidas à ação evangelizadora em nossas comunidades e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário