Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COMO SURGIU A ORAÇÃO DO ROSÁRIO?

O Rosário é uma oração cuja origem se perde no tempo. No entanto, esta oração tem se preservado por muitos séculos, suportando um completo ataque frontal em anos de Reforma. De geração em geração, ele tem conseguido a aprovação de todos os Papas e dos fiéis mais veneráveis: Santo Tomás de Aquino, Santo Afonso de Ligório, Louis Pasteur, Fulton Sheen, Madre Teresa de Calcutá e São João Paulo II, isso só para citar alguns.

A tradição diz que foi revelado a S. Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da ordem dos Dominicanos, numa aparição de Nossa Senhora, onde ela teria lhe entregado contas do Rosário e lhe ensinou a rezar. Portanto, Domingos e seus frades merecem a maior parte de crédito pela propagação e devoção na Alta Idade Média.

De fato, franciscanos e dominicanos estavam a introduzir um novo tipo de ordem religiosa no século XII, em alternativa aos antigos monges, sobretudo Beneditinos e Agostinianos. Estes, nos seus mosteiros, rezavam todos os dias os 150 salmos do Saltério. Mas os mendicantes não o podiam fazer, não só por causa da sua pobreza e estilo de vida, mas também porque em grande parte eram analfabetos. Assim nasceu, nos dominicanos, o Rosário, o “Saltério de Nossa Senhora”, a “Bíblia dos pobres”, com 150 Ave-Marias. 

No entanto, a História indica que os cristãos já recitavam o Rosário antes mesmo de São Domingos nascer. Provavelmente a oração se desenvolveu ao longo dos séculos. Foi aos poucos sendo modificada, introduzindo entre as recitações do Pai Nosso a expressão bíblica da Saudação Angélica e a Exclamação de Isabel, como recitamos hoje na Ave-Maria. Um pouco mais tarde entre cada dezena, passaram a relembrar os principais mistérios da redenção, formando-se assim os 15 mistérios do Rosário.

Então não da para precisar exatamente como surgiu a Oração do Rosário, mas podemos afirmar com certeza que surgiu como uma forma de expressar o amor. Embora as raízes do rosário sejam obscurecidas no seu fundo histórico, seus frutos são evidentes nos cristãos ao longo dos séculos, inclusive no nosso.

Apesar de ser uma oração simples, com o dedilhar das contas e a repetição das palavras, ela nos toca profundamente. Porque através dela deixamos nos levar pelos mistérios que circundam a vida de Jesus. Quando repetida, nos fazem focar nos eventos da vida do próprio Cristo, e então também participamos de algum modo das cenas de sua vida, como se estivéssemos presentes em cada um delas.
 
"O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade." ( São João Paulo II).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário