Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A MINHA ALMA HOJE...REJUBILA-SE!

Hoje a experiência de falar sobre Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face me encheu de entusiasmo, no entanto, como abarcar vários aspectos tão significativos da vida desta Santa tão querida por nós católicos? Tarefa árdua, mas no fundo experimentei eu mesmo um aprendizado interior enquanto me preparava. Talvez não tenha atingido as pessoas como gostaria, mas fui atingido de forma maravilhosa. Fui tocado por ela, por sua humanidade que revela uma santidade possível. Enquanto buscava uma fórmula para sintetizar vários aspectos para a abertura no dia de hoje da solenidade da festa que se aproxima, não conseguia me afastar do núcleo central de sua Doutrina Espiritual: o Amor.

Que amor é este que ela experimentou e que me move a tentar entender? Um amor que leva a esconder-se, a afastar-se de si mesma.Voltar o seu pequeno coração a Jesus em gratidão ao Amor que Ele devotava a ela! Em um de seus escritos, ela conta que, enquanto rezava, lhe veio um pensamento de que no inferno ninguém amava a Jesus, nada que vinha do inferno agradava ao Seu coração. Ela, então, dentro do que chama de "loucura", diz que gostaria de ir ao inferno para, de lá, louvar a Deus. 

E sua experiência particular de amar a Jesus, mas desejoso que Ele não soubesse para que Ele não tenha o trabalho de lhe retribuir? Que amor é esse que perpassa o coração desta jovem? Era o que eu me perguntava enquanto me preparava para o encontro de hoje a noite. Acabei me distanciando dos objetivos e fazendo uma viagem pessoal ao coração de Santa Teresinha, e percebi que era uma viagem sem volta. A primeira noite de encontro com ela na Novena já passou. Fiquei com uma sensação de que poderia ser diferente, mas na verdade eu não sabia o que dizer... Teresa me levou para um lugar onde não posso mais sair. Não é possível explicar isso, apenas viver. Vivi até hoje na pele de um amor natural e agora estou diante de alguém que vive intensamente um amor sobrenatural. Sim, vivemos todos na superfície do amor.  Nossos amores são materiais e não formais. Nosso amor tem forma de coisas e pessoas, e não a forma de Deus. E ela aprendeu a amar de forma simples, porque Deus é simples.  Deus não quer outra coisa de nós, a não ser "Amor".

Voltei para casa pensando no que disse àquelas pessoas. Não sei se me fiz entender ou se salvei alguém de alguma coisa... Uma coisa eu sei, através deles, de todos eles me olhando, não sei com que julgamentos, eu me salvei. Percebi através de Santa Teresinha que a nossa vida passa pela vida do outro, portanto, a minha Salvação passa pela vida de todos sem exceção e que a Santidade só tem um caminho... O Amor. O amor que nutrimos por Deus e que deve se concretizar no amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário