Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

domingo, 18 de outubro de 2015

MARIA... SOMOS TODOS SEUS FILHOS

As mães se preocupam com seus filhos. “Como Mãe de Deus, Maria é a mãe por excelência. Então, como todas as mães são indescritíveis, ela ainda mais o será. Como todas as mães se dão, ela muito mais se dará.” Como mãe, se preocupou com Jesus quando ele ainda adolescente se perdeu dela (Lc, 2,41-47). Nas Bodas de Caná fica inquieta quanto ao andamento da festa (Jo 2,1-11). Nunca se afastou dele, estava sempre atenta aos acontecimentos em torno de seu filho. Suas preocupações não terminaram com a morte de Jesus. O próprio filho a entrega a nós através de João aos pés da Cruz (Jo 19,26-27). Suas preocupações com o Filho então se estende até nós hoje. O Papa Leão Magno afirmou algo importante sobre nossa filiação de Deus. “Este é um presente que excede todos os outros: Deus chama o homem de Seu filho, e o homem chama a Deus de Pai”. Portanto, se Maria é a Mãe de Deus, naturalmente também é nossa Mãe, por essa razão se preocupa conosco. Se compartilhamos da realeza de seu Filho, como afirmava Santo Agostinho “todos os homens são um em Cristo, e pela unidade dos cristãos constituem um só homem”, portanto, compartilhamos tudo, inclusive Sua mãe. Isso fica ainda melhor entendido quando lemos o que o Papa Pio X disse a respeito:

“Pois não é Maria, a Mãe de Cristo? Em seguida, ela é nossa Mãe também. E nós temos que, na verdade, afirmar que Cristo, o Verbo feito carne, é o Salvador da humanidade também. Ele tinha um corpo físico como o de qualquer outro homem, e novamente como Salvador da família humana, Ele tinha um corpo espiritual e místico, ou seja, a sociedade daqueles que acreditam em Cristo. ‘Nós somos muitos, mas formamos um só corpo em Cristo’ (Rm 12,5). Agora, a Santíssima Virgem não concebeu o Eterno Filho de Deus simplesmente para que ele se fizesse homem a partir dela, mas também para que, por meio da natureza assumida dela, Ele se tornasse o Redentor dos homens. Por que razão o Anjo disse aos pastores: “Hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11)? Pois, no mesmo santo e castíssimo seio da Mãe de Cristo tornou para Si a carne, e se uniram a Si o corpo espiritual daqueles que estava para n’Ele crer. Por isso, Maria, trazendo o Salvador em seu ventre, pode-se dizer, trazia também a todos aqueles cuja vida estava contida na vida do salvador. Portanto, todos nós que estamos unidos a Cristo e, como diz o Apóstolo, somos membros do Seu corpo, da Sua carne, e de Seus ossos (Ef 5,30), estamos unidos no ventre de Maria como um corpo unido à sua cabeça. Assim, embora de um modo espiritual e místico, somos todos filhos de Maria, e ela é a Mãe de todos nós.”

Como não se preocuparia conosco? Só há um desejo no coração desta mãe: que nenhum de seus filhos se perca, por isso cuida de nós, reza por nós, e nos leva ao cumprimento na realização da vida. 

O Concílio Vaticano II nos ensina: “Esta maternidade de Maria na ordem da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na anunciação e que manteve inabalável junto da Cruz, até a consumação perpétua de todos os eleitos. De fato, depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro e medianeira (Lumen Gentium 62, citado no Catecismo no número 969).” O Pai ao unir o coração de Maria ao de seu filho, especialmente no Calvário, torna a sua Santíssima Mãe, por excelência, nossa Medianeira

Fica aqui ao final desta pequena catequese sobre Maria algumas questões: o que está acontecendo com o mundo? Porque estas manifestações de sua presença materna neste último século em todos os Continentes? Qual o significado de suas aparições e de sua mensagem em cada uma delas? Porque esta presença cada vez mais frequente? Nós, seus filhos estamos, continuamos a nos afastar de casa? Quais razões tem nos motivado ao distanciamento da casa paterna?

Um filho quando sai de casa com certeza faz o coração de uma mãe não apenas a se preocupar, mas também a chorar... Carinhosamente, mas preocupada com cada um de nós, está dizendo: filhos, voltem para casa.

FONTE
Salve, Santa Rainha. A Mãe de Deus na Palavra de Deus. Scott Hahn. Editora Cléofas.
Sagrada Escritura. Editora Vozes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário