Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

sábado, 28 de novembro de 2015

1º DOMINGO DO ADVENTO (ANO C)

Leituras
Jeremias 33,14-16. O Senhor é a nossa justiça.
Salmo 24/25,4-5.8-10.14. Vossa verdade me oriente e me conduza.
1Tessalonicensses 3,12—4,2. Fazei progressos ainda maiores.
Lucas 21,25-28.34-36. Ficai atentos e orai a todo momento.
“LEVANTAI-VOS E ERGUEI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA”
REFLETINDO A PALAVRA
Domingo da vigilância. Com o Primeiro Domingo do Advento, iniciamos não só um novo tempo litúrgico mas também um novo Ano Litúrgico e também nossa caminhada rumo à celebração do Natal de Cristo, Deus que veio e armou sua tenda entre nós. Iniciamos o tempo da esperança.
Começamos, pois, um tempo de vigilante expectativa. Queremos ser vigilantes, porque somos comprometidos e atuantes como discípulos missionários. Temos expectativa, porque queremos que o Natal se realize no íntimo de cada um de nós, no interior das comunidades e daí transcenda para todos os homens e mulheres de boa vontade.
Somos convocados a percorrer com Jesus Cristo um itinerário pascal. Nesse caminho, passamos pela espera ardente do Advento da definitiva vinda do Senhor, pela divinização, encarnação e manifestação do Filho de Deus em nossa humanidade, celebrada no Natal e na Epifania.
Nesse ano, comemorando o Ano da Fé, confirma-se, mais uma vez, a liturgia da Igreja como o lugar privilegiado de manifestar aquilo que a Igreja crê.
Hoje acendemos a 1ª vela da Coroa do Advento. Ela representa a luz que vem nos iluminar para percebermos, em nossa vida, os sinais da manifestação de Deus e também enxergarmos o que nos afasta de seu caminho e, portanto, exige de nós conversão. Ela é a luz do Senhor pela qual queremos nos deixar guiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário