Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

SACRAMENTO DA PENITÊNCIA... IR AO ENCONTRO DOS FIÉIS.

A confissão é um encontro pessoal com o Cristo ressuscitado, por isso é um sacramento. Além disso, ensina o Catecismo, "mesmo do ponto de vista simplesmente humano, [a confissão] nos liberta e facilita a nossa reconciliação com outros" (1455). É importante, porém, que não se caia num psicologismo, pois o sacramento da confissão não é uma terapia, um momento de aconselhamento psicológico, uma ocasião para resolução de problemas emocionais, de superar os próprios complexos de culpa, etc. Não. A confissão, convém repetir, é um encontro pessoal com o próprio Cristo.

São João Paulo II, na Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia, de 02 de dezembro de 1984, recomenda ser de extrema importância que haja a disposição sacramental. Isso significa que, em muitos lugares do Brasil, a atual rotina paroquial precisa ser revista, pois se tornou um hábito as confissões serem realizadas mediante agendamento prévio. Ora, é lícito separar um tempo para uma direção espiritual, porém - alerta o Santo Padre - é preciso que o sacerdote esteja disponível na igreja, no confessionário, num horário determinado. Inclusive, há a expressa recomendação para que, se houver mais de um padre na mesma paróquia, que um esteja no confessionário enquanto o outro celebra a missa. Nesse sentido, o documento exorta todos os sacerdotes do mundo:
para que favoreçam com todas as veras a frequência dos fiéis a este Sacramento, ponham em prática todos os meios possíveis e convenientes e tentem todas as vias para fazer chegar ao maior número de irmãos nossos a «graça que nos foi dada» mediante a Penitência, para a reconciliação de cada alma e de todo o mundo com Deus, em Cristo.
Uma confissão bem feita, sobretudo se regular e devocional, não se estende a mais que dez ou quinze minutos, talvez até menos. Assim sendo, no espaço de uma hora, o sacerdote pode atender muito mais fiéis que desejam reconciliar-se com o Cristo e com a Igreja.

FONTE: https://padrepauloricardo.org/aulas/a-confissao-dos-pecados

Nenhum comentário:

Postar um comentário