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Por Adhemir Marthins

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sábado, 11 de julho de 2015

A SANTA MISSA (5)

A MISSA NA BÍBLIA
 
Há quem diga que a Missa é uma invenção do século IV e de que não está na Bíblia e diante desta acusação muitos católicos despreparados podem se sentir acuados para responder a isso. "Para os católicos romanos, a Missa ocupa um lugar central na vida. É a 'fração do pão' encontrado ao longo dos Atos dos Apóstolos e identificado como um sinal distintivo da vida cristã (At 2,42). É a onipresente 'oblação pura' predita pelo Profeta Malaquias (1,11). É o cumprimento do mandamento explícito de Jesus na Última Ceia. (Lc 22,19).
Até aqui parece estar bem respondido esta questão da Missa e a Sagrada Escritura, mas gostaria de transcrever mais algumas informações importantes. Vamos usar este dois princípios trabalhados pelo teólogo Scott Hahn:

1. A MISSA ESTÁ IMPREGNADA DE BÍBLIA.
2. A BÍBLIA ESTÁ IMPREGNADA DE MISSA.

Como assim? Pensem na Missa ou melhor na Liturgia da Missa.

Bênção Inicial (Mt 28,19)
Saudação Apostólica (2Cor 13,14)
Amém (ICor 16,36b)
O Senhor esteja Convosco (Lc 1,28; 2Ts 3,16: Rt 2,4)
Senhor, Tende Piedade de Nós (Mt 17,15: 20,31: Sl 123,3)
Glória a Deus (Lc 2,14: além de muitos textos do Apocalípse)
Aleluia (Ap 19,1-6: Tb 13,18)
Corações ao Alto (Lm 3,41)
Santo, Santo, Santo (Ap 4,8: Is 6,3: Mc 11,9-10: Sl 118,26)
Oração Eucarística (ICor 11,23-26: Mt 26,26-28: Mc 14,22-24): Lc 22,17-20)
O Amém Solene (Ap 5,14)
A Oração do Senhor (Mt 6,9-13)
A Paz Esteja Convosco (Jo 14,27: 20,19)
O Cordeiro de Deus (Jo 1,29: Ap 5,6 e em outros lugares)
Eis o Cordeiro de Deus (Ap 19,9)
Senhor, eu não sou Digno (Mt 8,8)
Ide em Paz (Lc 7,50: 2Cr 35,3)
Graças a Deus (2Cor 9,15)

Ainda podemos acrescentar aqui os Cantos Litúrgicos cuja as letras são retiradas ou inspiradas na Sagrada Escritura. Ainda temos na primeira grande parte do corpo litúrgico, duas leituras (Antigo e Novo Testamento), Salmo Responsorial e Evangelho.

Então concluímos que a Missa não poderia ser mais bíblica do que ela é. E mais, até os gestos são bíblicos, bem como os objetos litúrgicos e até mesmo os paramentos. Basta fazermos uma leitura tenta do livro do Apocalipse e algumas epístolas do Novo Testamento.

Concluindo...

"Isso não é ritualismo nem cerimonialismo. A prática se torna um "ismo" somente quando as pessoas fazem dele um fim em si mesmo. Mas estes ritos não são fins em si mesmos. O próprio Deus os estabeleceu para o nosso bem, e são ordenados para a Sua adoração."

Referências

Razões para Crer. Scott Hahn. Editora Cleófas.
Catecismo da Igreja Católica. Edições Loyola.

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