Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A SANTA MISSA (2)



A Missa... A Eucaristia

            “A Missa, ou, como é chamada de forma mais precisa nas Igrejas Orientais, a Divina Liturgia, é uma realidade tão rica que há tantas abordagens teológicas válidas para ela como existem para todo o mistério do próprio Cristo.” Olhemos para ela como Eucaristia, Cristo vivo. São João Paulo II fez uma afirmação bonita sobre a Eucaristia, dizendo que “ela é o Supremo Bem da Igreja.” Tal afirmação se fortalece quando observamos que em todos os Sacramentos encontramos os dons do Mistério Pascal de Cristo e sua Morte e Ressurreição. Na Eucaristia está presente o próprio autor destes dons, portanto, o próprio Filho de Deus com o corpo que ele recebeu na Encarnação no Ventre Virginal de Maria. Não seria exagero dizermos que Maria então foi o primeiro Sacrário de Jesus ou ainda, o primeiro Ostensório do Senhor.  Este corpo humano de Jesus passou pela experiência da morte, mas na Eucaristia Ele se encontra em Estado Glorioso, Espiritual, Pascal, ou seja, o Corpo Ressuscitado de Cristo. Quando participamos da Missa e nos encontramos diante da Eucaristia para adorá-la, podemos afirmar categoricamente: “Eu vos saúdo verdadeiro corpo nascido da Virgem Maria”. Reafirmando o que foi dito acima, se a Eucaristia é o Supremo bem da Igreja, fica claro para nós cristãos católicos, que sem a Eucaristia não haveria Igreja. A Igreja nasceu na instituição da Eucaristia. Portanto, a Eucaristia alimenta e ilumina toda a Igreja. Todas as nossas ações eclesiais, comunitárias devem, portanto começar com a Eucaristia e terminar na Eucaristia. Uma Igreja viva e ativa pulsa alimentada por ela. Se olharmos atentamente o Evangelho de São Mateus observaremos justamente isso, o evangelista começa dizendo: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão com o nome de Emanuel, que significa DEUS CONOSCO.” (Mt, 1,23), e conclui o seu Evangelho colocando na boca de Jesus estas palavras: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt, 28,20). A Eucaristia então é este Sacramento que sinaliza de forma concreta e salvífica a permanência de Cristo até o final dos tempos.  Convido a todos que começam este percurso comigo que se abram para a beleza e a importância da Eucaristia (A Missa). Será um momento riquíssimo para um encontro único e verdadeiro para que possamos valorizar cada vez mais a Eucaristia em nossa vida, amar mais a Eucaristia, fazer de fato da Eucaristia o centro de nossa vida cristã e da vida da comunidade na qual estamos inseridos. Igreja é junto... Eucaristia é partilha... Eucaristia é o encontro amoroso do Cordeiro de Deus que tira o Pecado do Mundo e nos aproxima dos Anjos, dos Santos, do Céu... do próprio Deus Pai.

Referências
O Banquete do Cordeiro. Scott Hahn. Editora Cleofas.
As Maravilhas da Santa Missa. Arautos do Evangelho.
Missa Parte por Parte. Padre Luiz Cechinato. Editora Vozes.   

3 comentários:

  1. Acho que será um momento muito bom e proveitoso a leitura dos seus textos sobre a Missa. Este primeiro está bem interessante e compreensível. Gosto da forma clara e direta como você escreve. Muito bom. Voltarei muitas outras vezes.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de um texto sobre a Missa parte por parte para poder usar na catequese.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a vocês que estão lendo os textos de Catequese sobre a Missa. Compartilhem com seus amigos e familiares. Em breve será postado um texto sobre a Missa Parte por Parte. Antes ainda, temos outros pontos a serem estudados. Mas virá em breve. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir