Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

terça-feira, 7 de julho de 2015

A SANTA MISSA (1)



Estou começando uma pequena Catequese sobre a Santa Missa “A Divina Liturgia” e gostaria de partilhar com vocês esta experiência de estar diante do que considero a maior,  a melhor e a mais profunda oração de todas. No decorrer do estudo vou explicando por que. São João Paulo II chamou a Missa de “céu na terra”. O que isso poderia significar? Ele mesmo completa dizendo que, “a liturgia que celebramos na terra é misteriosa participação na liturgia celeste.”  Pense dessa forma: se não podemos ir ao céu enquanto estamos aqui, o céu vem até nós na Santa Missa. Portanto, mergulhar neste mistério pela fé, é fazer a experiência de estar junto com Jesus Cristo num Banquete... Naquele mesmo Banquete que celebrou junto aos seus Apóstolos na quinta feira antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Um Banquete que não se repete, mas é sempre o mesmo... E mais, não se trata de qualquer Banquete, mas o Banquete do Cordeiro de Deus que tira o PECADO do Mundo. É uma pena que muitos católicos não entendem e não conseguem fazer uma experiência profunda na Missa e por isso não participam, e os que estão de corpo presente, muitas vezes cumprem apenas um preceito dominical. Bom, para começarmos então o nosso caminho para dentro deste Mistério Salvífico, convido-os a lerem e refletirem este pequeno texto do livro do Apocalipse.

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo... Depois disso, tive uma visão: havia uma porta aberta no céu...” (Ap 3,20; 4,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário