Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

sábado, 18 de julho de 2015

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Domingo dia 19 de julho celebramos o 16º Domingo do Tempo Comum (Verde) 4ª Semana do Saltério.

Primeira Leitura: Jr 23,1-6
Salmo: 22
Segunda Leitura: Ef 6,13-18
Evangelho Mc 6,30-34

REFLETINDO A PALAVRA

Eis que somos convocados a estarmos sempre reunidos com o Mestre Jesus. Nada deve fugir ao seu conhecimento. Nossas ações, quando realizadas na vontade de Cristo, pois é sempre Ele quem nos envia, devem ser a Ele comunicadas, e isso o cristão faz através da oração. Quantas vezes agimos sem estar em consonância com Cristo e acabamos por fazer tudo errado. Quantas vezes deixamos Cristo de lado e não o invocamos ao realizarmos as nossas tarefas, as quais julgamos importantíssimas. Existe um provérbio popular que diz: "Domingo sem Missa, domingo sem Graça". Viva na graça, participando da Missa. Quando realizamos nossas tarefas ligados a Cristo temos o direito de descansar em Cristo. Eis que seu convite deve ressoar em nossos ouvidos todos os dias: "Vinde e descansai", pois descansar em Cristo é uma ação que revigora, traz alento e liberta da depressão e do stress. É preciso ao longo de nossa caminhada, reabastecer-se, estar pleno de Deus. Eis o convite de Jesus aos seus discípulos: "Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai". A cada domingo busquemos descansar no Senhor. Dele nós precisamos nos abastecer para dar continuidade à nossa missão: na família, no trabalho e principalmente na comunidade. 

Todo trabalhador é digno de seu descanso. Jesus e seus discípulos se retiram para um lugar deserto para descansarem, porém muitas pessoas acorrem a eles, sinal de que estão necessitadas de auxílio e compreensão. A compaixão de Jesus deve ser também a nossa compaixão. O desejo de Jesus deve ser também o nosso desejo. É preciso saber conciliar descanso e trabalho. Caso contrário não teremos a força necessária para colaborar na edificação de um mundo melhor.

Estamos dando a nós mesmos um tempo para o descanso e o lazer? Procuramos estar com Jesus aos domingos, ouvindo a Palavra de Deus e nos alimentando da Eucaristia? Fazemos do domingo um dia  para a oração, para o lazer e a fraternidade em família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário