Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

domingo, 2 de agosto de 2015

A MISSA PARTE POR PARTE (5)



RITOS FINAIS

“O rito de encerramento da Missa consta fundamentalmente de três elementos: a saudação do sacerdote, a bênção, que em certos dias e ocasiões é enriquecida e expressa pela oração sobre o povo, ou por outra forma mais solene, e a própria despedida, em que se despede a assembléia, afim de que todos voltem ás suas atividades louvando e bendizendo o Senhor com suas boas obras” (IGMR 57).

a) Saudação

Para muitos, este momento é um alívio, está cumprido o preceito dominical. Mas para outros, esta parte é o envio, é o início da transformação do compromisso assumido na Missa em gestos e atitudes concretas. Ouvimos a Palavra de Deus e a aceitamos em nossas vidas. Revivemos a Páscoa de Cristo, assumindo também nós esta passagem da morte para a vida e unimo-nos ao sacrifício de Cristo ao reconhecer nossa vida como dom de Deus e orientando-a em sua direção.
 
b) Avisos

Sem demais delongas, este momento é oportuno para dar-se avisos à comunidade, bem como para as últimas orientações do presidente da celebração. Devem ser breves, claros e objetivos. O ideal é que sejam escritos. Quando se tratar de muitos avisos é melhor que sejam colocados no mural que geralmente fica na entrada da Igreja para que as pessoas ao chegar ou sair tenha acesso.

c) Bênção Final

“Humiliate Capita Vestra Deo (Inclinai-vos diante de Deus) Após, segue-se a bênção do sacerdote e a despedida. Para alguns liturgistas, esse momento é um momento de envio, pois o sacerdote abençoa os fiéis para que estes saiam pelo mundo louvando a Deus com palavras e gestos, contribuindo assim para sua transformação. Vejamos o porquê disso.

d) Despedida

Passando a despedida para o latim ela soa da seguinte forma: “Ite, Missa est”. Traduzindo-se para o português, soa algo como “Ide, tendes uma bênção e uma missão a cumprir”, pois em latim, Missa significa Missão ou demissão, como também pode significar Bênção. Nesse sentido, Eucaristia significa Bênção, o que não deixa de ser uma realidade, já que através da doação de seu Filho, Deus abençoa toda a humanidade. De posse desta boa graça dada pelo Pai, os cristãos são reenviados ao mundo para que se tornem Eucaristia, fonte de bênçãos para o próximo. Desse modo a Missa reassume todo seu significado.

e) Canto Final

Um canto final ou de despedida, se parecer oportuno, mas é muito comum em todas as Missas um canto, embora não esteja previsto no ritual da Eucaristia, pode manifestar, uma vez mais, a alegria e o compromisso de vivermos como “cristãos eucarísticos”. É um momento para se entoar um hino a Virgem Maria ou ao Santos.

Referências

Missa Parte por Parte. Padre Luiz Cechinato. Editora Vozes.
Para entender e Celebrar a Liturgia. Felipe Aquino. Editora Cléofas.
Evite Erros na Celebração Litúrgica. Edes Andrade Pereira. Editora Partilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário