RITOS FINAIS
“O rito de encerramento da Missa consta
fundamentalmente de três elementos: a saudação do sacerdote, a bênção, que em
certos dias e ocasiões é enriquecida e expressa pela oração sobre o povo, ou
por outra forma mais solene, e a própria despedida, em que se despede a
assembléia, afim de que todos voltem ás suas atividades louvando e bendizendo o
Senhor com suas boas obras” (IGMR 57).
a) Saudação
Para muitos, este momento é um alívio, está
cumprido o preceito dominical. Mas para outros, esta parte é o envio, é o
início da transformação do compromisso assumido na Missa em gestos e atitudes
concretas. Ouvimos a Palavra de Deus e a aceitamos em nossas vidas. Revivemos a
Páscoa de Cristo, assumindo também nós esta passagem da morte para a vida e
unimo-nos ao sacrifício de Cristo ao reconhecer nossa vida como dom de Deus e
orientando-a em sua direção.
b) Avisos
b) Avisos
Sem demais delongas, este momento é oportuno para
dar-se avisos à comunidade, bem como para as últimas orientações do presidente
da celebração. Devem ser breves, claros e objetivos. O ideal é que sejam
escritos. Quando se tratar de muitos avisos é melhor que sejam colocados no
mural que geralmente fica na entrada da Igreja para que as pessoas ao chegar ou
sair tenha acesso.
c) Bênção Final
“Humiliate Capita Vestra Deo (Inclinai-vos diante
de Deus) Após, segue-se a bênção do sacerdote e a despedida. Para alguns
liturgistas, esse momento é um momento de envio, pois o sacerdote abençoa os
fiéis para que estes saiam pelo mundo louvando a Deus com palavras e gestos,
contribuindo assim para sua transformação. Vejamos o porquê disso.
d) Despedida
Passando a despedida para o latim ela soa da
seguinte forma: “Ite, Missa est”. Traduzindo-se para o português, soa algo como
“Ide, tendes uma bênção e uma missão a cumprir”, pois em latim, Missa significa
Missão ou demissão, como também pode significar Bênção. Nesse sentido,
Eucaristia significa Bênção, o que não deixa de ser uma realidade, já que
através da doação de seu Filho, Deus abençoa toda a humanidade. De posse desta
boa graça dada pelo Pai, os cristãos são reenviados ao mundo para que se tornem
Eucaristia, fonte de bênçãos para o próximo. Desse modo a Missa reassume todo
seu significado.
e) Canto Final
Um canto final ou de despedida, se parecer
oportuno, mas é muito comum em todas as Missas um canto, embora não esteja
previsto no ritual da Eucaristia, pode manifestar, uma vez mais, a alegria e o
compromisso de vivermos como “cristãos eucarísticos”. É um momento para se
entoar um hino a Virgem Maria ou ao Santos.
Referências
Missa Parte por Parte. Padre Luiz Cechinato. Editora
Vozes.
Para entender e Celebrar a Liturgia. Felipe Aquino.
Editora Cléofas.
Evite Erros na Celebração Litúrgica. Edes Andrade
Pereira. Editora Partilha.
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