"Quando se comete um abuso na Celebração da Sagrada Liturgia, verdadeiramente se realiza uma falsificação da Liturgia." (Redemptionis Sacramentum)
As normas litúrgicas infelizmente não são ensinadas
aos fieis na formação da catequese, principalmente aos crismandos. Se
foca mais na parte doutrinal e se esquece da parte litúrgica: gestos corporais,
momentos de ficar calado, momentos de falar, de se ajoelhar, de se inclinar a
cabeça...etc. O católico não deve esperar que tenha curso de liturgia na
paróquia, deve procurar saber o que deve ou não fazer na Missa.
ENTRADA (Sinal da Cruz e
Saudação)
Chegando ao presbitério (local onde fica o altar),
o Sacerdote, o Diácono e os Ministros saúdam o altar com inclinação profunda.
Em seguida, o Sacerdote e o Diácono beijam o Altar e o Sacerdote, se oportuno,
incensa a Cruz e o Altar (cf. IGMR 49).
Como foi dito, primeiro se incensa a cruz, depois
ao redor do altar (muitos fazem o contrário).
Após beijar o altar e ter finalizado o canto de
entrada, ele já faz o sinal da cruz e só depois faz a saudação aos fieis (cf. IGMR, 50).
ERRO: muitos padres após o beijo no altar
fazem a saudação para depois fazerem o sinal da cruz. Entoam algum canto
fazendo menção ao sinal da cruz, como por exemplo: Em nome do Pai, em
nome do Filh em nome do Espírito Santo, estamos aqui...Para louvar e
agradecer... É um
erro de liturgia.
O Sacerdote deve fazer o sinal da cruz junto com os
fieis e só ele é quem diz:" Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo". E todos respondem: Amém.
ATO PENITENCIAL
O Sacerdote convida para o ato penitencial, que,
após breve pausa de silêncio, é rezado uma fórmula de confissão geral e concluída
pela absolvição do sacerdote (que não possui a eficácia do sacramento da
confissão).
Se no canto ou ato penitencial não conter o
"Senhor, tende piedade de nós, Cristo, tende piedade de nós." Deverá
ser cantado ou recitado após a fórmula final penitencial (Deus todo poderoso
tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados... Amém) cf. IGMR 51).
Pois Ato penitencial é uma coisa e "Senhor, tende
piedade" é outra. Porém podem ser recitados juntos, não fazendo se faz
depois do Ato Penitencial. Como afirma o Missal (cf. IGMR 52).
Domingos, principalmente no tempo pascal, em lugar do ato penitencial o sacerdote pode fazer a aspersão da água benta. (cf. IGMR 51). Lembrando que deverá ser feita com o padre paramentando com casula, sem a pluvial.
Domingos, principalmente no tempo pascal, em lugar do ato penitencial o sacerdote pode fazer a aspersão da água benta. (cf. IGMR 51). Lembrando que deverá ser feita com o padre paramentando com casula, sem a pluvial.
ERRO: se canta um canto
penitencial que não tenha o "Senhor tende piedade, Cristo ..." e ao
final o padre reza a formula final e não se recita nem canta o "Senhor,
Tende piedade" em seguida.
CANTO DE GLÓRIA (HINO DE LOUVOR)
Na nova edição do Missal (2002) que já esta valendo
desde sua promulgação, mesmo sem ter ainda a tradução portuguesa. Se determina
que "O texto deste hino não pode ser substituído por outro."(IGMR
53).
ERRO: É cantado um Hino de Louvor
comum, sem usar o texto oficial do Missal.
Pode-se cantar um Hino de Louvor comum, porém em
seguida deve-se convidar aos fieis a recitarem o Glória do Missal. (que também
vem nos folhetos que são usados no Brasil "O Domingo" ou outro).
Pode-se cantar usando a letra oficial do Missal.
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO
O Evangelho seja Proclamado pelo Diácono ou, na sua
ausência, por outro sacerdote, ou de quem estiver presidindo a celebração. (cf.
IGMR 59)
ERRO: Alguns padres convidam
seminaristas ou leigos em geral (o prefeito, deputado, advogado, Ministro Extraordinário
da Sagrada Comunhão) para Proclamar o Evangelho.
A HOMILIA
É obrigatória aos Domingos e festas de preceito. (IGMR
66)
E só quem pode fazer a homilia é um sacerdote,
ocasionalmente um diácono. Nunca porém um leigo. (IGMR 66)
PROFISSÃO DE FÉ (CREDO)
Existe a fórmula longa, conhecida como Credo
Niceno-Constantinopolitano e o "Símbolo dos Apóstolos" (cf. IGMR
67-68).
O primeiro é mais longo e difícil de ser decorado,
porém o mais usado em Missas solenes, principalmente nas Basílicas e Catedrais.
E o Símbolo dos Apóstolos é o mais conhecido, principalmente no Brasil, por ser
mais breve e fácil de se decorar.
Nos dois credos existe um momento em que se deve
fazer inclinação, recomenda-se que se faça com sinalização sonora utilizando a
sineta (campainha) feito por algum acólito. Indicando o início e fim da
inclinação.
Tal ato praticamente não se faz no Brasil. É uma
sugestão do missal.
ERRO: Muitos padres inventam
credos diferentes como, por exemplo: "Credes na Igreja una, santa,
católica e apostólica?" Resposta cantada: "Creio Senhor, mais aumentai
minha fé". O missal não da essa liberdade, apesar de ser uma expressão
bonita.
RECOMENDAÇÃO: Que os padres iniciem a prática
da inclinação na parte indicada do credo, por devoção e tradição.
ORAÇÃO UNIVERSAL
"Na oração universal ou oração dos fiéis, o
povo responde de certo modo à Palavra de Deus acolhida na fé e, exercendo a sua
função sacerdotal..." (IGMR, 69)
Além do Lecionário pode-se recorrer a livros
litúrgicos aprovados pela Santa Sé, tendo orações especificas, como edições de
Portugal.
OFERTÓRIO
São levadas as oferendas (pão e vinho) ao Altar Eucarístico.
Colocando-se nele o Corporal, o Purificatório, o Missal e o Cálice, a não ser
que se prepare na credência.
As oferendas podem ser preparadas na credência e
dela levar diretamente ao altar entregando ao Diácono ou o Sacerdote. O Missal
ainda da outra opção que é entrar em procissão com elas até o altar e entregar
para o Sacerdote ou Diácono. Lembrando de modo respeitoso sempre (Cf.
IGMR 73,75).
Também nesse momento são recebidos os dinheiros ou
donativos oferecidos pelos fiéis (cf. IGMR 73b).
ERRO: Algumas paróquias no
momento em que o padre recita a fórmula de agradecimentos dos dons
"abençoai Senhor essas oferendas...", as pessoas que ajudaram a
recolher o dinheiro (ofertas) eleva a cestinha em direção do altar. Muita gente
ainda pensa que oferenda é o dinheiro. Oferendas
são apenas o pão e vinho que serão consagrados pelo Presidente da Santa
Missa.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
ERRO: Durante a elevação do
Cálice e do Pão (hóstia) não se deve ter intervenções musicais, deve-se manter
o silêncio, sendo quebrado pelo som da sineta com as 2 elevações e a genuflexão
do Sacerdote.
DOXOLOGIA FINAL
"A Doxologia final da Oração Eucarística é
proferida somente pelo Sacerdote Celebrante principal e, se preferir, junto com
os demais concelebrantes, não porém, pelos fiéis." (IGMR,236).
ERRO: Alguns padres convidam
a comunidade a recitar junto com ele o "Por Cristo, Com Cristo, e em
Cristo". Tal fórmula é restrita apenas ao presidente da celebração. O
Missal indica onde o Celebrante pode falar junto com os fieis e partes onde só
ele que pode, porque é função de quem preside.
ORAÇÃO DO SENHOR (PAI-NOSSO)
Pode ser cantado ou recitado. Devendo ser usado o
texto oficial que contém no Missal.
"O celebrante principal, de mãos unidas, diz a
exortação que precede a oração do Senhor e, com as mãos estendidas, reza a
oração do Senhor com os demais concelebrantes, também de mãos estendidas e com
todo o povo." (IGMR 237).
ERRO: Em algumas paróquias
se canta letras diferentes do texto oficial da Oração do Senhor, mesclando
cânticos com a oração correta. Uma que se acostumou muito no Brasil foi:
"Pai, ó Pai, meu pai do céu... " ou "E o pão da unidade..."
; entre outras. Onde todos ficam de mãos dadas, fazendo uma coreografia de
"vai e vem" finalizando elevando os braços. Está prática não é o que orienta
a Igreja e o Missal.
E ao final da oração do Pai Nosso na Missa, não
se diz Amém.
RITO DA PAZ
Momento em que o celebrante diz: “Senhor Jesus
Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos, eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha
paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja, dai-lhe,
segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o
Espírito Santo.” (Missal Romano; Ordinário da Missa; Oração da Paz) .
E logo em seguida o celebrante convida a
todos a e cumprimentarem (podendo reservar para o fim da
Missa).
ERRO 1: muitos recitam junto
com o padre, o que é errado. Pois é reservado exclusivamente ao Sacerdote.
ERRO 2: muitos saem de seus
lugares e vão cumprimentar amigos, parentes fora do local em que se
encontra. Criando um alvoroço, dando a atender que é permitido. O
padre pode antes orientar a todos indicando um comprimento singelo e a quem
esteja próximo. Não se canta neste momento, para que possamos recitar com
fé o Cordeiro de Deus.
COMUNHÃO
ERRO: muitos não se inclinam
antes de comungar e pegam erroneamente a hóstia das mãos do padre ou do Ministro
Extraordinário da Sagrada Comunhão. Se for comungar na mão que espere que se
coloque sobre ela, ou que comungue diretamente na boca, como orienta a tradição
da Igreja.
ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO
AVISOS DA COMUNIDADE
BÊNÇÃO FINAL
"Se for usada a oração sobre o povo ou a
fórmula da Bênção Solene, o Diácono diz: "Inclinai-vos para receber
a bênção. "(IGMR 185)
RECOMENDAÇÃO: O sacerdote pode fazer tal
menção para que todos se inclinem. (poucos fazem infelizmente). Porém sem mesmo
o Diácono ou o Sacerdote orientarem, todos podem por si só se inclinarem
durante a benção final.
RECOMENDAÇÃO AOS PADRES:
A limpeza dos vasos sagrados podem ser feitas na
credência. O importante é limpa-las sem deixar
nenhuma partícula consagrada nos mesmos.
Além disso, observar o momento do silêncio
pós-comunhão. Onde após a limpeza dos vasos sagrados se recolhe até cadeira e
de modo contrito se faz silêncio junto com os fieis e logo após segue-se a
oração pós-comunhão com o "Oremus". No Brasil é comum fazermos um
pequeno canto de adoração neste momento.
PS. Outras
orientações serão postadas a seguir, mas de modo mais prático e que vale para
todos os que estão participando da Celebração Eucarística.
Referências
Introdução Geral do MissaI Romano. Edição 2002 ( João
Paulo II) Ver: http://www.paroquiabomjesusdosaflitos.org.br/IGMR.pdf
Redemptionis Sacramentum Ver:
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html
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