Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MATRIMÔNIO: CONTRATO OU ALIANÇA?

O Sacramento do Matrimônio muitas vezes é mal interpretado. Para alguns não passa de uma cerimônia religiosa, mas com relevância social. Fica bonito na foto. Os noivos são convidados a participarem de um pequeno curso (Curso de Noivos) preparatório para não incorrerem no erro grave de estar diante do Altar sem um mínimo de informação, ou seja, de saberem o que estão fazendo ali. Estão diante do Altar para fazerem uma Aliança de amor para toda a vida e não um Contrato temporário. O poema de Vinicius de Moraes, "seja eterno enquanto dure..." infelizmente está na moda. Cuidado. Uma Promessa Sacramental é para toda a vida. E, já no início do rito sacramental do matrimônio três perguntas (diálogo do consentimento) são feitas para que não paire nenhuma dúvida, ou seja, para que o casamento seja válido. Vamos lembrá-las?

1. Viestes aqui para celebrar o vosso Matrimônio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

2. Vós que seguis o caminho do Matrimônio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?

3. Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?

A Igreja ensina desde os seus primórdios que uma Aliança difere de um Contrato da mesma forma que o Casamento difere da Prostituição. Um Contrato é uma troca de propriedades, bens e serviços, direitos e deveres. Uma Aliança é uma troca entre pessoas. Em um Contrato, este produto é seu e aquele é meu, mas em uma Aliança, "eu" sou "seu" e "você é "minha". Assim, as alianças que Deus faz sempre dizem a mesma coisa: Eu serei o vosso Deus e vós sereis o Meu Povo, Minha Família., Meus Parentes, porque uma aliança cria parentesco.

Uma aliança cria laços familiares que são ainda mais fortes e para sempre. Quem está diante dos noivos no Altar não é um Juiz, mas o próprio Deus, que é Pai. Quando olhamos para a história do povo de Deus, percebemos que eles ao ouvirem a notícia de que Deus estava fazendo uma Aliança com eles, sabiam e sabem que não estão diante de um Juiz, um Legislador, alguém presunçoso e frio, mas diante de um Pai. Se Deus é Pai, somos a sua família e ele quer nos abençoar dignamente... Nos quer para sempre junto dele como filhos amados... Como Família... Como Pai e Mãe. O contrário disso, é invenção humana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário