Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

OS PECADOS DO MÚSICO NA LITURGIA

Caros colegas de Ministério, gostaria de partilhar com vocês alguns erros que não devemos cometer enquanto servimos ao Ministério de Música na Celebração da Missa. Não estamos lá para cantarmos na Missa, mas sim, para cantarmos a Missa. É sempre bom reavaliarmos o nosso Ministério, seja ele qual for, para que possamos aprimorar com zelo o serviço ministerial.

"O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembleia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis”" ( CIC- 1157).

Algumas considerações esclarecedoras:

Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo musical. Na missa, Jesus é o centro.

Não desvie a atenção das pessoas com “caras e bocas” durante a interpretação de uma música, nem na execução de um solo instrumental.

Não converse durante a celebração, escolha antecipadamente as músicas e seu respectivos tons. Se houver extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar desesperado, de “qual a próxima música?” ou “qual o tom?”

Não use, durante a missa, roupas com cores fortes ou estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições de se trocar.

Não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas, transparentes ou bermudas durante a celebração Eucarística.

Escolha os cânticos de acordo com as leituras e tempo litúrgico. Não se pode cantar os Hits, a não ser que se encaixem com o tema da celebração.

Peça aos músicos que toquem de forma harmônica e com um volume que favoreça a oração. Já vi muitas vezes sacerdotes e ate bispos serem “martirizados” pelo alto volume dos instrumentos, inclusive da bateria, montados a menos de um metro de seus ouvidos, em palcos pequenos.

Não use a harmonia mais complicada que vocês sabe tocar. Nas celebrações, precisamos ajudar o povo a rezar as canções. Acordes muito dissonantes não são os mais indicados nessas ocasiões. Cuidado para não fazer das missas uma “Válvula de escape”para seu desejo de tocar no Free Jazz Festival ou no barzinho mais “out” de sua cidade.

Ensaie com o povo antes da missa. Ensine os cânticos novos e motive-os a rezar com eles.

Algumas fórmulas da missa, como o “Cordeiro de Deus”, não podem ser modificados. Estude liturgia! Em liturgia não dá para improvisar.

Não queira ser um ministro de música “garçom”, que apenas serve aos outros o banquete. Participe ativamente de cada momento da celebração, sente-se à mesa. Você também é um “feliz convidado para a ceia do Senhor”.

Se você é animador de música na liturgia, não multiplique as palavras. Não queira fazer uma homilia a cada música, nem queira roubar o papel do comentarista.
PORTANTO:
1. Não faça do Altar um Palco.
2. Não imponha sempre o seu gosto pessoal.
3. Não cante apenas por cantar.
4. Só toco se for do meu jeito.
5. Não seja sempre contrário à ideia do Padre (tenha bom senso).
6. Nunca escolha sempre os mesmos cantos, isso é comodismo.
7. Cuidado com o seu rosto na Missa, ele pertence às pessoas.
8. Cuide dos instrumentos, de sua afinação e volume.
9. É preciso saber o que você está fazendo Missa, por isso, estude Liturgia. 
10. Preste atenção e medite as letras dos cantos.
11. Leia antes as Leituras, o Salmo e o Evangelho antes de escolher os cantos para a Missa.
12. Cante sem ficar gritando no Microfone.
13. Se estiver inseguro(a) não cante, prepare-se antes.
14. Avise sempre ao padre o que vai ser cantado na Missa.
15. Cuidado para não ensaiar muitos cantos novos antes da Missa.
16. A equipe de música faz parte do corpo celebrativo, portanto, que ela não fique distante da Assembleia.
17. Observe sempre o tempo litúrgico para não escolher cantos que estejam fora deste tempo, fora da realidade.
18. Um músico precisa ter vida interior.
19. Não venha de qualquer jeito para a Missa. Para estar diante do Altar é preciso que estejamos puros, limpos, sóbrios e inteiros.
20. Não fique distraído. Principalmente com o Celular. Deixe-o desligado durante a Celebração.
21. É primordial que um ministro de música aos poucos vá se inteirando, aprendendo, conhecendo o Rito da Missa.

Fonte: Evite Erros na Celebração litúrgica. Edes Andrade Pereira. A Partilha Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário