Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

sábado, 15 de agosto de 2015

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA | MISSA DO DIA ANO A

A IGREJA CELEBRA NESTE DOMINGO A FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

Leituras

Apocalipse 11,19a; 12,1-6a.10ab: Agora realizou-se a salvação.
Salmo 44/45,10bc.11.12ab.16: À vossa direita se encontra a rainha.  
1Coríntios 15,20-27: Em Cristo todos reviverão.
Lucas 1,39-59: A minha alma engrandece o Senhor.

Refletindo a Palavra
“DORAVANTE TODAS AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA”

Domingo da Assunção de Maria ao céu. A Igreja celebra uma das festas mais importantes e mais antiga da Virgem Maria que é sua Assunção ao céu. No início do século IV esta festa era chamada de “Dormitio Virginis”, isto é Dormição da Virgem (passagem para outra vida). A Assunção de Maria, verdade professada desde os primeiros séculos, tanto no Oriente como no Ocidente, foi proclamada dogma pelo Papa Pio XII como verdade de fé no dia 1 de novembro de 1950 com a bula Manificentissimus Deus.

No Brasil, a piedade popular venera Maria assunta ao céu como Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora do Pilar…

Celebramos esta festa da Páscoa de Maria dando graças ao Pai que eleva a humilde mulher, Maria de Nazaré, e nela, “primeira da fila”, nos oferece o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade, pela força da ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Somos chamados a participar desta gloriosa vitória, vivendo o projeto de Jesus que vence, pelo poder da entrega da vida, a força enganosa e aparente do dragão que devora e destrói todas as possibilidades de uma vida humana digna e feliz.

Hoje, cantamos com Maria a esperança dos pobres e pequenos, a quem Deus, em sua infinita misericórdia, liberta e exalta.

Ótima Santa Missa a todos neste Sábado e Domingo com a Proteção de nossa Mãe Assunta ao Céu, a Virgem Santíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário