Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

domingo, 16 de agosto de 2015

PERGUNTAS E RESPOSTAS (2)

PRIMEIRA QUESTÃO:

Uma questão que já foi certamente explicada, mas que geralmente esquecemos e que me chegou é sobre as leituras na Missa. As Leituras se repetem dentro do Ano Litúrgico?

RESPOSTA

Dentro do mesmo Ano Litúrgico, NÃO. Mas o Ano Litúrgico está dividido em:

Ano A - (Significa que durante este ano será sempre proclamado o Evangelho de São Mateus).
Ano B - (Corresponde ao Evangelho de São Marcos).
Ano C - (Corresponde ao Evangelho de São Lucas).

O Evangelho de São João é intercalado nos momentos fortes destes três anos. Assim sendo, as Leituras não são repetidas dentro do mesmo ano.

Portanto, ao DOMINGOS E SOLENIDADES estão marcadas três leituras:

Do PROFETA, do APÓSTOLO, do EVANGELHO, que levam o povo cristão a compreender a continuidade da Obra da Salvação, segundo a admirável pedagogia divina.


SEGUNDA QUESTÃO:

Em nossos encontros da Catequese com Adultos, solicitei que trouxessem a Bíblia, pois será a nossa ferramenta, o nosso manual para podermos esclarecer as dúvidas no decorrer da formação, e também para que em torno dela vivêssemos a espiritualidade enquanto Igreja.  Então, no encontro seguinte percebi que dois deles trouxerem a Bíblia de tradução Protestante. Associado a este fato, uma questão que me fizeram outro dia era a seguinte:

Tem algum problema trazer a Bíblia Protestante para a Celebração Litúrgica?

Bom, vamos esclarecer isso, para que conscientemente possamos zelar pelo bom uso da Palavra de Deus. Não devemos levar para as celebrações a Bíblia Católica, muito menos a Protestante. Vou explicar isso. Na Missa não vamos fazer nenhum estudo ou aprofundamento Bíblico, mas celebrar o Mistério Pascal. Na Proclamação das Leituras, do Salmo Responsorial e do Evangelho, constantemente acontecem cortes nas leituras o que torna impossível acompanhá-las pela Bíblia. A Palavra de Deus não deve ser lida e nem acompanhada, mas PROCLAMADA E ESCUTADA, guardá-la no coração e mais do que isso, devemos colocá-las em prática.

A Bíblia Protestante, menos ainda, porque nela faltam 7 (sete) livros. São eles:

1. Sabedoria
2. Tobias
3. Judite
4. Eclesiástico
5. Baruc
6. I Macabeus
7. II Macabeus

E, ainda, parte dos livros de Daniel e Ester.

Em breve outras questões. Se você tem alguma dúvida sobre Liturgia, Bíblia ou de outros aspectos de nossa Fé Católica, entre em contato por e-mail (adhemirmarthins@hotmail.com). Se não quiser se identificar não há problema, o importante é você tirar as suas dúvidas. 

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário