Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

JESUS CRISTO SACRAMENTO DO PAI

Deus se fez homem e salvou-nos através da humanidade de Cristo. O seu Sagrado Corpo é o primeiro Sacramento pelo qual Deus nos tocou sensivelmente. Portanto, Jesus é por excelência o Sacramento do Pai. Sendo assim está em todos os Sacramentos. Deus se dá aos homens não apenas de maneira íntima nos Sacramentos, mas de maneira sensível, servindo-se de elementos materiais (o corpo humano de Jesus, o corpo visível da Igreja, a água, o fogo, o pão, o vinho, o óleo...), além das palavras, gestos, cantos, etc., que são chamados de "a ordem sacramental".

Não pode haver Cristianismo sem a Encarnação do Verbo; da mesma forma ele não pode existir sem a Igreja, os Sacramentos e a Liturgia.

No rito litúrgico, celebrado com o emprego dos elementos materiais, é portador do poder de salvação de Jesus Cristo, que se torna assim a mão prolongada de Cristo para nos transmitir a vida do Pai.

Como foi dito acima, o Sacramento primordial é Cristo Jesus: ele é o Sacramento do Pai: “Ele é a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15), ele é a presença real, eficaz, verdadeira do Pai entre nós: “Quem me vê, vê o Pai; eu estou no Pai e o Pai está em mim” (cf. Jo 14,9,10). Nele está a vida que vem do Pai (cf. Jo 1,4). Entrar em contato com o Cristo morto e ressuscitado é entrar em contato com a vida do próprio Deus, a vida que o Pai derrama sobre seu Filho na potência do Espírito Santo.

Todo homem é chamado a fazer a experiência sacramental em sua vida, ninguém é excluído disso, por isso ninguém é indesculpável - a refletir profundamente sobre as obras da criação. Se fizer isso incansavelmente verá: o que parecia invisível, o poder eterno e a divindade, começam a se tornar visíveis (Cf. Rom 1,19-20). O mundo sem deixar de ser mundo se transmuta num eloquente sacramento de Deus: aponta para Deus e revela Deus. 

A vocação essencial do homem terrestre consiste em tomar-se um homem sacramental. 

Fonte: Para entender e Celebrar a Liturgia. Prof. Felipe Aqui. Editora Cléofas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário