Adhemir

Por Adhemir Marthins

ASSUNTOS...

DOUTRINA E TEOLOGIA... HISTÓRIA DA IGREJA... ESPIRITUALIDADE... CATEQUESE... DICAS DE LEITURA... NOTÍCIAS... RELAÇÕES HUMANAS... SACRAMENTOS... EDUCAÇÃO... LITURGIA... HISTÓRIAS E PENSAMENTOS...

.

.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PERGUNTAS E RESPOSTAS (1)

Olá amigos, algumas perguntas chegaram até mim via Imbox e por e-mail. São questões referentes ao tema da Catequese sobre Liturgia que viemos trabalhando até aqui. As respostas apresentadas a estas dúvidas são pautadas nos Documentos da Igreja, portanto, sob a orientação do Magistério da Igreja (não são minhas opiniões particulares), mas como disse, estão de acordo com a Igreja e suas instruções litúrgicas. Portanto, mesmo que haja alguma dúvida, basta me escrever novamente e buscarei esclarecer melhor.

Vamos lá.

1. Uma das primeiras, senão a primeira pergunta que me chegou é sobre a Missa transmitida via Rádio ou TV. Se é válida ou não para as pessoas que assistem em casa.

Resposta: Se a pessoa estiver de alguma forma impossibilitada de ir até a Igreja ela é válida sim, podendo ser complementada com a visita do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, indo até você sob seu desejo de receber o Cristo Eucarístico. Mas ainda assim é válida, mesmo que ele não vá até sua casa. Você pode então durante a Missa fazer a sua Comunhão Espiritual. Mas cuidemos para que isto não nos torne acomodados, onde exercitamos uma fé egoísta e individualista só porque não queremos participar da comunidade e acabamos recorrendo às facilidades dos Meios de Comunicação.

Todos somos convidados a estarmos juntos. Igreja é junto e não separados. Portanto devemos participar, estar inseridos em uma comunidade e de suas celebrações litúrgicas. Uma coisa é assistir a Missa (TV), outra é participarmos ativamente da Liturgia. O que nos propõe o Concilium Vaticano II no Documento Sacrosanctum Concilium é: "que todos participemos de forma ATIVA, CONSCIENTE e FRUTUOSA, portanto de forma PLENA." (Sacrosanctum Concilium n. 14)

2. As vezes não sabemos quando começa e quando termina o Dia Litúrgico. Essa dúvida me veio em uma questão, já que muitos vão à Missa no meio da semana e não no final de semana (Sábado ou Domingo). Se é válida ou se mesmo indo no meio da semana é preciso ir no domingo.

Resposta: Para a Liturgia, o tempo litúrgico é compreendido entre uma meia noite à meia noite seguinte. Só os Domingos e as solenidades iniciam-se nas vésperas (primeiras vésperas) do dia anterior. (Cf. Dicionário de Liturgia p. 1259).

Em todos os dias, a qualquer horário, o sacrifício é o mesmo. "Não há dúvida que a Eucaristia dominical não possui, em si própria, um estatuto diferente daquela que se celebra em qualquer outro dia, nem pode ser separada do conjunto da vida litúrgica e sacramental. ( Dies Domini, n. 39). Assim, percebemos que participar da Santa Missa, em qualquer dia é uma devoção belíssima, mas é preciso nos atermos para o que pede o primeiro Mandamento da Igreja: "Guardar Domingos e Festas). 

O Catecismo da Igreja Católica nos traz esta orientação no parágrafo 2042: "O primeiro mandamento da Igreja ("Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho") ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã."

Portanto, nenhuma Missa que participamos nos outros dias satisfaz ao preceito estabelecido pela Igreja e pelo Primeiro Mandamento. Claro que podemos (e é muito bom e recomendável que se vá) ir às Missas todos os dias, no entanto, nenhuma pode "substituir" a Missa Dominical, na qual, além de devoção, é também obrigação cristã.
Completando esta orientação o Código de Direito Canônico no (Cân 1248 - § 1) prevê que a Santa Missa Dominical, por questões pastorais, pode ser antecipada para a tarde de sábado, e assim, mesmo celebrada no sábado, trata-se de uma Missa Dominical, e quem dela participa cumpre o preceito do terceiro mandamento e do primeiro mandamento da Igreja. Assim, no sábado à tarde, um padre pode "optar" por celebrar a liturgia de sábado, ou a liturgia de domingo adiada para a tarde de sábado; no segundo caso cumpre o preceito, no primeiro não.

PS. Há outras questões que irei partilhando nas próximas postagens.

Um Abraço em Cristo a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário