Pregação de advento do Padre Cantalamessa
O Santo Padre participou, na manhã
desta sexta-feira (04/12), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, da
primeira pregação de Advento do Padre Raniero Cantalamessa, capuchinho.
Durante o Advento, o Pregador oficial da
Casa Pontifícia propõe ao Papa e aos seus colaboradores da Cúria Romana
algumas meditações durante as sextas-feiras, que precedem o Santo
Natal. Este ano, o Capuchinho dedica sua série de reflexões sobre o
tema: “Cristo, Luz dos Povos”: uma releitura cristológica da Lumen Gentium”.
Lumen Gentium
Por ocasião do 50° aniversário da
conclusão do Concílio Vaticano II, o Pregador Capuchinho dedica suas
três meditações de Advento ao grande evento conciliar, partindo de um
dos seus quatro principais Documentos: a Constituição sobre a Igreja
(Lumen Gentium), sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium), sobre a
Palavra de Deus (Dei Verbum) e sobre a Igreja no mundo (Gaudium et
Spes).
Tem-se falado e escrito muito sobre o
Concílio, quase sempre pelas suas implicações doutrinais e pastorais e
não tanto pelos seus conteúdos especificamente espirituais. Portanto,
ele focalizou sua atenção sobre os textos de espiritualidade, úteis para
a edificação da fé.
Por isso, o Padre Cantalamessa dedica,
nas três sextas-feiras do Advento deste ano à meditação da Constituição
conciliar Lumen Gentium, ou seja sobre a Igreja, corpo e esposa de
Cristo: “A chamada universal à santidade e a doutrina sobre a Virgem
Maria”.
Cristo, Luz dos povos…
O tema “Cristo, Luz dos povos” faz
referência explícita à Igreja e é a chave para interpretar toda a
eclesiologia do Concílio Vaticano II. Trata-se de uma eclesiologia
cristológica, e, portanto, espiritual e mística, antes que social e
institucional; é uma relação semelhante àquela entre o corpo e a alma.
que lhe dá vida. Ambos são inseparáveis e necessários, em vista de uma
evangelização mais eficaz. De fato, não se aceita Cristo por amor a
Igreja, mas a Igreja por amor a Cristo. Mas, “quem é a Igreja”?
Igreja: corpo e esposa de Cristo
A alma e o conteúdo cristológico da
Lumen Gentium são representados pela Igreja como a Esposa e o Corpo de
Cristo. Por conseguinte, o Corpo de Cristo é a Eucaristia. Esta visão é a
que mais aproxima a eclesiologia católica da eclesiologia eucarística
da Igreja Ortodoxa: “Sem a Igreja e sem a Eucaristia, Cristo não teria
corpo no mundo”. Isto se realiza por meio dos Sacramentos, especialmente
do Batismo e da Eucaristia.
Segundo a eclesiologia conciliar, “o
encontro pessoal com Jesus dá-se mediante os Sacramentos. Por isso, no
final da sua meditação, o Padre Raniero Cantalamessa destaca, mais uma
vez, o aspecto espiritual e existencial do encontro pessoalmente com
Jesus, não tanto como personagem, mas como pessoa; não de alguém do qual
se fala, mas de alguém “a quem e com quem” se pode falar, por ter
ressuscitado e estar vivo. Não se trata apenas de uma memória, mas de
uma presença.
Por fim, o Pregador oficial da Casa
Pontifícia recordou: “Não se aceita Cristo por amor à Igreja, mas se
aceita a Igreja por amor a Cristo”. E exortou: “Procuremos amar a Cristo
e fazê-lo amar; assim prestamos o melhor serviço à Igreja. Se a Igreja é
a esposa de Cristo, como toda esposa, ela gera novos filhos unindo-se
por amor ao seu Esposo. A fecundidade da Igreja depende do seu amor por
Cristo”.
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